Cúria Metropolitana no Centro Porto Alegre

A Cúria Metropolitana é a sede administrativa da Arquidiocese de Porto Alegre, que foi criada em 15 de agosto de 1910 pela bula Praedecessorum Nostrorum de Pio X. No dizer de Athos Damasceno, é o mais importante monumento da cidade.

O prédio da Cúria Metropolitana nasceu para abrigar o antigo Seminário Episcopal. Ordenado por Dom Sebastião Dias Laranjeira, o projeto foi do arquiteto francês Villain, e a pedra fundamental foi lançada em 1865. Com a morte de Villain pouco antes da conclusão do edifício, as obras foram continuadas pelo alemão Johann Grünewald, que alterou o desenho inicial dando-lhe arremates neogóticos, sendo terminadas em 1888.

É um imponente edifício rodeado de um alto muralhão com um portal centralizado em forma de edícula clássica, e arrematado por uma balaustrada. Atravessando o portal se sobe por uma escadaria até o plano superior, onde se abre o pátio defronte ao prédio propriamente dito, com galerias laterais de um pavimento com aberturas em arco redondo.

Cúria Metropolitana no Centro de Porto Alegre
Endereço: Rua Espírito Santo, 95 - Centro de Porto Alegre - RS
Site: www.arquidiocesepoa.org.br
Telefone: (51) 3228-6199





  Sobre o EncontraCentroPortoAlegre
Fale com EncontraCentroPortoAlegre
ANUNCIE: Com Destaque | Anuncie Grátis

siga o Encontra Centro Porto Alegre no Facebook siga o Encontra Centro Porto Alegre no Twitter Encontra Centro Porto Alegre no Google+


Termos do Serviço | Política de Privacidade