Memorial do Rio Grande do Sul no Centro de POA

O Memorial do Rio Grande do Sul surgiu como fruto de um projeto que buscava privilegiar a cultura e a memória gaúchas. A idéia concretizou-se em setembro de 1996, através de um convênio entre o governo federal e o governo estadual. Pelo acordo de cedência do prédio, antigamente a agência central dos Correios e Telégrafos de Porto Alegre, foi acertada a criação também de um Museu Postal e uma Agência Filatélica, a fim de preservar o vínculo com as suas funções originais.

Desse modo foi organizado um grande centro de informação e divulgação da história do estado, disponibilizando ao público uma rica coleção de objetos, mapas, gravuras, fotos, livros e depoimentos importantes sobre os fatos mais marcantes ocorridos no Rio Grande do Sul. Para apresentação deste material foi imaginada uma moderna museografia que facilitasse sua integração com o público e, com isso, seu pronto entendimento.

Espaços

» Linha do Tempo, uma exposição de caráter permanente, instalada no saguão do prédio, indicando os principais eventos que modelaram a história e a identidade do povo gaúcho. É uma exposição interativa que abrange 52 módulos e 36 painéis temáticos com textos, ilustrações e mapas.

» Colunas Personagens, uma adaptação das grandes colunas do saguão para receberem reproduções de documentos, fotografias, desenhos e biografias que contextualizam historicamente a vida de personagens importantes para a memória estadual.

» Salas do Tesouro, adaptadas com climatização e outros equipamentos especiais, apresentam em exposições temporárias documentos e manuscritos raros provenientes da coleção de mais de 12 mil itens do Arquivo Histórico do RS.

» Sala de Múltiplos Usos, concebida para servir como centro de eventos de variada natureza, com 150 m², já tendo sido ocupada por uma mostra sobre Getúlio Vargas, parte da Bienal do Mercosul e da Feira do Livro de Porto Alegre.

» Salas de Vídeo, localizadas nos quatro cantos do primeiro andar, oferecem uma programação temática sobre meio ambiente, imigração, guerras e revoluções, cultura e tradição, complementando e contextualizando as informações da Linha do Tempo.

» Auditório Oswaldo Goidanich, destinado a eventos diversos como seminários, palestras, conferências, simpósios, lançamentos de livros, filmes e workshops.

» Sala Verde dos Correios, administrada por uma parceria entre os Correios e o Ministério do Meio Ambiente, apresentando material de pesquisa, publicações e a atividade de outras instituições voltadas à preservação e conscientização ambiental.

» Museu Postal, onde se preservam relíquias como caixas postais antigas, objetos de escritório e mobiliário usado no antigo Correios e Telégrafos.

Memorial do Rio Grande do Sul no Centro de Porto Alegre
Endereço: Rua Sete de Setembro, 1020 - Centro de Porto Alegre - RS
Telefone: (51) 3227-0882




  Sobre o EncontraCentroPortoAlegre
Fale com EncontraCentroPortoAlegre
ANUNCIE: Com Destaque | Anuncie Grátis

siga o Encontra Centro Porto Alegre no Facebook siga o Encontra Centro Porto Alegre no Twitter Encontra Centro Porto Alegre no Google+


Termos do Serviço | Política de Privacidade