Museu Júlio de Castilhos no Centro Porto Alegre

O Museu Júlio de Castilhos está instalado em dois antigos casarões, sendo um ex-residência de Júlio de Castilhos, é o mais antigo museu do estado. Os prédios são tombados pelo IPHAE e seu acervo, tombado pelo IPHAN, reúne objetos de valor histórico, artístico, etnográfico e arqueológico, a maioria relacionada à história do Rio Grande do Sul. Suas seções da Guerra dos Farrapos e da Guerra do Paraguai são especialmente ricas. O museu também preserva poucos, mas importantes, exemplos de esculturas feitas nas reduções indígenas por jesuítas e índios.

Júlio de Castilhos

Júlio Prates de Castilhos (Júlio de Castilhos, então distrito de Cruz Alta, 29 de junho de 1860 — Porto Alegre, 24 de outubro de 1903) foi um jornalista e político brasileiro, eleito Patriarca do Rio Grande do Sul pelos seus conterrâneos. Foi presidente do Rio Grande do Sul por duas vezes e principal autor da Constituição Estadual de 1891. Disseminou o ideário positivista no Brasil.

Curiosidades

Tanto Júlio de Castilhos como sua esposa Honorina morreram no velho casarão de forma trágica. Ele, após uma mal-sucedida cirurgia para remoção de um câncer na traqueia; e ela, inconsolável com a perda do marido, suicidou-se. Isso levou o prédio a ser considerado mal-assombrado, e registram-se os testemunhos de diversas pessoas que alegam ter avistado vultos dos falecidos.

Museu Júlio de Castilhos no Centro de Porto Alegre
Endereço: Rua Duque de Caxias 1231 e 1205 - Centro de Porto Alegre - RS
Site: www.cultura.rs.gov.br/instituicoes-sedac/instituto-25/
Blog: www.museujuliodecastilhos.blogspot.com.br
Telefone: (51) 3221-3959





  Sobre o EncontraCentroPortoAlegre
Fale com EncontraCentroPortoAlegre
ANUNCIE: Com Destaque | Anuncie Grátis

siga o Encontra Centro Porto Alegre no Facebook siga o Encontra Centro Porto Alegre no Twitter Encontra Centro Porto Alegre no Google+


Termos do Serviço | Política de Privacidade