Praça da Alfândega no Centro Porto Alegre

A Praça da Alfândega, antiga Praça Senador Florêncio, é cercada por importantes edificações, algumas delas igualmente históricas e antigas e lá também ocorre tradicionalmente todos os anos desde 1955, a Feira do Livro de Porto Alegre, atraindo milhares de visitantes não só pela vasta oferta de livros, como também pelos espetáculos de música, teatro e dança.

Curiosidades

Em 1979, a Câmara Municipal de Porto Alegre aprovou uma lei que unificou as praças Senador Florêncio e Barão do Rio Branco, absorvendo o leito da Rua Sete de Setembro e transformando-a em um calçadão. Além disso, toda a área compreendida entre a Rua dos Andradas, Capitão Montanha, Siqueira Campos e Cassiano do Nascimento foi denominada Praça da Alfândega. Uma porção oeste, porém, foi perdida pela praça para dar lugar a construção de uma nova sede para Caixa Econômica Federal. Em 2007 foram realizadas obras de prospecção arqueológica, a fim de descobrir o local exato do antigo ancoradouro de pedra e outros remanescentes da conformação antiga da praça.

Monumentos e esculturas

A praça possui diversos monumentos e esculturas em seus recantos, dentre eles os mais importantes são o Monumento ao Barão do Rio Branco, o Monumento ao General Osório, as hermas dedicadas a Antônio Carlos Lopes, a Caldas Júnior, a Leonardo Truda e ao Barão de Santo Ângelo, e o grupo de esculturas de Mário Quintana e Carlos Drummond de Andrade realizado por Francisco Stockinger. Alguns de seus monumentos têm sido infelizmente vandalizados, tendo roubadas partes de bronze ou sendo repetidamente pichados. Infelizmente o projeto de recuperação e restauração dos monumentos esconderam as placas onde estão as informações sobre os bustos.

Praça da Alfândega no Centro de Porto Alegre
Endereço: Rua dos Andradas, s/n - Centro de Porto Alegre - RS
Site: www.portoalegre.rs.gov.br/vivaocentro/praca-da-alfandega





  Sobre o EncontraCentroPortoAlegre
Fale com EncontraCentroPortoAlegre
ANUNCIE: Com Destaque | Anuncie Grátis

siga o Encontra Centro Porto Alegre no Facebook siga o Encontra Centro Porto Alegre no Twitter Encontra Centro Porto Alegre no Google+


Termos do Serviço | Política de Privacidade